sábado, 26 de outubro de 2013

Opiniões dos alunos

Os alunos leram os vários textos, reflectiram sobre eles, realizaram debates sobre os mesmos e manifestaram as suas opiniões.  


Transcrevo-as na integra, e esclareço que são alunos com 14/15 anos do 9º ano de escolaridade, com níveis de maturidade reduzida e com expectativas, prioridades e sonhos característicos da sua idade.


Na minha opinião, acho que a obra de Nadir Afonso em Vila-Real é fundamental para a cultura da região.  A sua obra está destruída e dá um ar desagradável ao espaço, as pessoas não estão interessadas nesta obra e não sabem o quanto é importante é esta obra, e com o seu ar lastimável as pessoas não estão tão interessadas neste local.
   Para darmos algum uso a esta obra podiam construir um casino sempre dava algum movimento à cidade e era uma fonte de rendimento.
   Como este projeto era para uma padaria porque que não construíam uma fabrica com melhores maquinas, mas em vez de ser só fabrica ter uma área de lazer, e nessa área podia ser decorada obras de Nadir Afonso como agradecimento por escolher a nossa cidade para construir o seu projeto.
   Este espaço pode ser usado para muitas coisas é só ter criatividade, e apresentar as suas ideias. (Lara Silva)

  - Na minha opinião a Panificadora de Vila Real, pode já ter sido algo muito bom, e produtivo, mas agora está transformada num monte de entulho, e lixo, sujeito a vandalizações, e grafitismo.
- Acho que poderiam remodelar aquilo, e transforma-la em algo novo, atrativo e prático, algo que favorecesse Vila Real, e que trouxesse turistas.(Filipa Penelas)


Tenho a minha opinião sobre a panificadora de Vila Real. Poderiam-na reconstruir, ou aproveita-la para fazer outros edifícios. Apresento várias propostas de novos edifícios, tais como um stand de automóveis no qual os automóveis iriam ser expostos para venda, ou por exemplo um bar de strip, para o lazer maioritariamente masculino e também o emprego maioritariamente feminino, poderiam também criar um campo de golf ou ténis no qual haveria uma equipa. Estas são as minhas  opiniões sobre o aproveitamento do espaço  caso destruíssem a panificadora.(Carlos Nunes)

Acho que seria bom reconstruir a obra de Nadir Afonso porque é sempre bom ter uma panificadora perto de nós. Se fosse para fins diferentes da sua utilização poderia ser para fins culturais como um museu ou para fins caridosos. (Catarina Penelas)


Esta obra de Nadir Afonso é uma obra muito importante para Vila Real. Como o circuito de vila real vai reabrir acho que deviam fazer ali uma oficina ou um museu para exporem os carros esta e a minha opinião (Jorge Rodrigues)

    
Na minha opinião Nadir Afonso tanto é um bom pinto, como um bom arquiteto, e acho que as pessoas deveriam dar mais importância às suas obras, e não as destruírem como fizeram com a padaria que se situa na araucária.
Poderíamos fazer muitas coisas com este edifício, como por exemplo: poderíamos voltar a reconstruir, e tentar criar uma padaria outra vez, mas desta vez teríamos que ver onde é que se errou, o que correu mal, para que desta vez este edifício não voltasse a ficar como ficou, com os vidros partidos, com grafites, abandonado…
Penso que reconstruir a padaria era uma ideia interessante, mas como é um edifício muito grande, também poderíamos fazer uma zona de lanches.
Mas além disso poderíamos fazer outras coisas, como por exemplo também poderíamos fazer um museu com os quadros de Nadir Afonso exposto, acho que seria interessante visto que como este edifício foi “feito”, desenhado por Nadir Afonso penso que ter os seus quadros expostos seria muito interessante e também porque cá em Vila Real não há nenhum museu, pelo menos que eu conheça.
Também poderíamos fazer um espaço diferente como uma universidade de arte, com representação, musica, canto e dança. Penso que esta ideia seria interessante visto que cá em Vila Real não há nenhuma universidade de artes.
Para que isto seja possível, para que poça acontecer é preciso que as pessoas não desistam de investir naquele edifício e que contribuam.    (Ana Santos)

A panificadora de Vila Real é um edifício com muita história. As pessoas que normalmente passam e vêm a panificadora não ligam nada ao edifício e veem-no como degradado e que devia ser destruído, mas na verdade este edifício tinha muito sucesso e era vista como um símbolo único de Vila Real e toda a gente gostava e adorava; agora o edifício devia ser restaurado e transformado para voltar a ser o mesmo símbolo. (Diogo Lopes)

A minha ideia era um sitio para voluntariado onde podíamos arranjar roupa, calçado e livros para as crianças necessárias que não conseguem acabara 1º ciclo, com dificuldades e podíamos arranjar atividades para ganhar algum dinheiro para ajudar algumas organizações do voluntariado. Muitas dessas crianças dão corpo para ajudar a família e muitas deles são obrigadas a trabalhar sem higiene e alimento para ganhar algum dinheiro para ajudar a suas famílias.
Se vais nenhuma cidade teve este ideia de ajudar estes meninos que precisam de tanto, já que nos temos edifício feito porque não aproveitar. Imaginavam a nossa vida sem alimento, higiene, sem abrigo que dão corpo para ajudar a família . Eles não sabem o que é um computador e ainda nós queixamos não termos um tablet ou iphone, eles sem alimento e higiene .
      Esta e minha ideia espero que sirva para alguma coisa. (Renato Lameirão)

A minha opinião é a seguinte:
Este edifício tem muita historia e por um lado eu penso que não deveria ser  destruído
mas sim reconstruido numa nova panificadora pois as pessoas poderiam voltar ao “passado” e voltar às origens aonde iriam buscar pão, mas quando o reconstruissem deveriam olhar aos erros do passado e não os voltar a cometer.
Por outro lado poderiam construir uma nova atração para aquele local como por exemplo uma pista de patinagem de gelo. (António Gonçalo)


Na minha opinião a obra deveria ser recuperada visto ser um património que nos foi deixado pelo grande arquiteto e pintor que é Nadir Afonso. A obra poderia voltar a ser uma padaria como antigamente mas tendo agora em conta os erros que foram cometidos no passado para não os realizar novamente.
            No entanto também acho que poderia haver uma alternativa ao programa e em vez de a panificadora continuar com a sua função original, mudar para atrair mais pessoas e lucro. Eu tenho algumas sugestões como transformá-la num centro de apoio a tóxico-dependentes / sem abrigo sendo dividida em quatro partes: dormitório (havendo um quarto para cada um), uma cantina (onde pudessem comer comidas decentes), uma sala de terapia (onde falariam sobre o que os levou a dependerem de drogas ou o que aconteceu para ficarem sem abrigo) e uma sala de convívio (onde estas pessoas com dificuldades pudessem interagir com outras e partilhar as suas experiências bem como os problemas).
            Também acho que seria de bom proveito ter naquele espaço um cinema ou um restaurante japonês…
            Uma outra ideia que eu tive, foi de aproveitar aquele espaço dividindo-o em diferentes partes, como um local para música, pintura (onde se podiam expor os trabalhos de Nadir Afonso visto que foi o arquiteto que desenhou a obra, mas onde também se podiam expor trabalhos de jovens artistas que se querem “estrear” no mundo artístico), arquitetura (contando também com a exposição de obras de Nadir Afonso), teatro (representação teatral), estética (local com produtos e dicas de beleza), uma sala de futebol (onde se pudessem assistir a jogos importantes), um salão de jogos (com póquer, roleta, jogos de computador, jogo da bisca…) etc.
            Estas são sugestões que eu dou e que acho que valia a pena considerar pois trariam lucro e proporcionariam momentos de lazer para aliviar as pessoas do stress que se vive no dia-a-dia. (Liliana Gache)

Do meu ponto de vista, esta panificadora poderia ser algo mais do que uma simples obra abandonada e destruída, poderia ser reconstruída e transformada numa coisa mais atrativa para as pessoas, por exemplo uma casa de jogos ou uma loja FNAC, assim as pessoas poderiam frequentar mais a casa dos jogos e divertirem-se, e na fnac, as pessoas não se deslocariam a uma distância maior e central para ir a esta livraria. (Mónica Rego)

(com acordo ortográfico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário